A Novabase foi a parceira escolhida pelo Banco de Portugal para a reformulação do seu website institucional. O projeto foi lançado no último trimestre de 2016, integrando as celebrações do 170.º aniversário da instituição.

O novo website foi apresentado como um caso de sucesso em vários grupos de trabalho do Banco Central Europeu subordinados ao tema da Transformação Digital, onde foi considerado como projeto com potencial para ser replicado internacionalmente.

Assente na reformulação integral do website institucional do regulador do setor bancário, incluiu a total redefinição da arquitetura de informação, a renovação da imagem gráfica, a disponibilização de novos tipos de conteúdo e a substituição da plataforma tecnológica de suporte.

Os objetivos da parceria visavam a criação uma imagem gráfica apelativa, de utilização intuitiva e harmonizada com os outros sítios onde o Banco de Portugal está presente, a criação de conteúdos compatíveis com outros dispositivos, a disponibilização de novos tipos de conteúdos, como infografias, vídeos, a possibilidade de partilha nas redes sociais, bem como a eliminação de redundâncias com outros canais digitais do Banco de Portugal.

Dividido em duas fases, o projeto teve início em fevereiro de 2016 e ficou online no último trimestre do ano, durante as comemorações do 170.º aniversário do Banco de Portugal. A primeira fase compreendeu a definição e validação da experiência de utilização com grupos específicos de utilizadores alvo, seguida pela customização de conteúdos e implementação do back office. Já na segunda fase foi implementada a integração com sistemas já existentes no Banco de Portugal e, realizada a migração de conteúdos para o novo portal.

Para Duarte Mendes Carmona, responsável da unidade de Experience & Development para o mercado financeiro da Novabase, “O lançamento deste projeto é um importante marco na transformação da presença digital que está a ser levada a cabo pelo Banco de Portugal, à qual a Novabase tem um grande orgulho em se associar. A sua concretização, nas celebrações do 170.º aniversário do banco, traduziu-se num projeto desafiante, que contou com uma extraordinária coesão e foco da equipa de projeto global para atingir os objetivos propostos para esta iniciativa.”